DESTINO - Chapada dos Guimarães
PERÍODO - 10/06 a 14/06/2009
10/06 - GUARULHOS / CUIABÁ - Saída 10h55 - Chegada 11h55
14/06 - CUIABÁ / BRASÍLIA - Saída 18h20 - Chegada 20h55
14/06 - BRASÍLIA / GUARULHOS - Saída 22h00 - Chegada 23h40
HOSPEDAGEM
04 noites de hospedagem na POUSADA PENHASCO com café da manhã
SÃO PAULO/ CUIABÁ / CHAPADA DOS GUIMARÃES
Embarque em Guarulhos, com destino a Cuiabá. Recepção e traslado à Chapada dos Guimarães (75 km), passando por belas formações rochosas. City tour pela cidade. Check In no hotel.
CAVERNA AROE JARI / LAGOA AZUL / CACHOEIRA DO ALMÉSCAR
Logo cedo seguimos rumo a Fazenda Água Fria, local onde fica a Caverna Aroe Jari, a maior caverna de arenito do Brasil. O passeio segue com caminhada na floresta e cerrado até chegar na entrada principal da caverna.
É possível entrar na caverna para conhecer o primeiro salão e diversas curiosidades sobre o local, como a formação rochosa que deu origem à caverna, o ecossistema, habitantes primitivos, entre outros detalhes interessantes (não é feita a travessia da caverna).
A caminhada continua pelo lado de fora da caverna e segue até a outra entrada. Durante o trajeto é possível ver as formações do cerrado, como as veredas, matas de galeria e campos de buritizais. E também a Pedra das Três Pontas, uma rocha gigantesca equilibrada em 3 pontos.
Chegada na Lagoa Azul, local para descansar alguns minutos e contemplar sua beleza: dependendo do horário é possível ver o reflexo do sol dentro da lagoa, dando à água uma aparência azul turquesa. Em horários normais a água tem a aparência azul, mas não como quando se reflete a luz do sol.
Depois da Lagoa Azul a caminhada continua de volta ao ponto inicial da trilha e de lá seguir de carro até a Cachoeira do Alméscar.
VALE DO RIO CLARO / MORRO DOS VENTOS
Percorremos um pouco mais de 20 km passando ao lado dos milenares paredões de arenito da Chapada, descendo a Chapada a caminho da planície. Acesso ao Vale do Rio Claro e contato com o cerrado e o lindo visual. Chegando ao final é feita a caminhada até a Crista de Galo, uma formação rochosa elevada que possibilita um visual panorâmico para os paredões e toda a região, possibilitando uma noção exata do que é a Chapada e toda sua extensão.
Em seguida caminhamos até o rio Claro onde foi realizar uma flutuação longa e rústica, descendo o rio por aproximadamente 40 minutos.Centenas de pequenos peixes, como lambari, piraputangas, piaus e bagres podem ser observados.
Após banho o passeio continua, subindo de volta para a Chapada, indo até o restaurante panorâmico Morro dos Ventos, onde é possível experimentar pratos da culinária local, apreciando uma linda vista para a planície.
TRILHA DO MIRANTE
Logo pela manha, saimos para conhecer o mirante do Centro Geodésico da América do Sul. Uma pequena caminhada para conhecermos mais da sua história, pisar no marco geodésico e olhar uma das vistas mais famosas de Mato Grosso.
Depois de contemplar a vista seguimos até o balneário Cachoeirinha para conhecer duas cachoeiras: Cachoeirinha e Cachoeira dos Namorados.
CACHOEIRA MARIMBONDO
CACHOEIRA
HOTEL PENHASCO
TRILHA DO HOTEL