Periodo: 27/04/2007 a 01/05/2007
A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás abrangendo cinco municipios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto onde se localiza o ponto mais alto do planalto central com 1676 metros de altitude e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz.
A área cortada pelo paralelo 14 é conhecida por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade. Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, canyons, cachoeiras, águas termais, etc.
Em sua história teve a passagem das Bandeiras no ciclo do Ouro, os remanescentes de quilombos chamados Kalungas, que vivem hoje em povoados como o Engenho e Vão do Moleque, da Comissão Cruz e da Coluna Prestes bem como o ciclo do cristal que resultou na criação do povoado de São Jorge.
1° DIA – SÃO PAULO / BRASÍLIA / ALTO PARAÍSO
Apresentação no Aeroporto para embarque com destino a Brasília. Chegada em Brasília às 14h50. Saída por volta das 19h00, com destino a Chapada dos Veadeiros. Traslado de 220km. Chegada em Alto Paraíso.
2° DIA – RIO DOS COUROS
Após café da manhã, Saída para Cataratas dos Couros, "Cachoeira da Muralha, Franja, Bujão e Parafuso" uma das mais impressionantes sucessões de quedas da região da Chapada. Cerca de 2 km de caminhada, margeando do Rio, para se chegar a maior de todas as quedas, conhecida também como Almécegas Mil.
Grau de dificuldade: médio.
3° DIA – PNCV SALTO DO RIO PRETO
Saída para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Visita ao Salto do Rio preto 120 m e a Cachoeira de 80. Foram os primeiros atrativos a serem visitados na Chapada na década de 80 (cartão Postal). Hoje um dos mais procurados pelos visitantes. Trilha de 12 km - ida e volta. (mais ou menos 2:00h de caminhada)
Grau de dificuldade: pesado.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.
O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.
Retorno / almoço tardio na Vila de São Jorge
4° DIA – ÁGUA FRIA / VALE DA LUA
Pela manhã, saída para a Fazenda Santa Rita de Cássia. Com apenas 1km de caminhada, para chegar até a cachoeira da Água Fria, onde poderão banhar-se na cachoeira da Mina e ainda contemplar o belíssimo visual.
No período da tarde - Saída para o Vale da Lua. O atrativo mais visitado da Chapada. O Rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1 km entre rochas esculpidas pelas águas durante milhares de anos, formando piscinas, e inúmeras duchas. Trilha de 1,2 km ida e volta. Grau de dificuldade: leve.
5° DIA – ALMÉCEGAS / BRASÍLIA / SÃO PAULO
Após o café da manhã, saída para Fazenda São Bento. Visita as Cachoeiras: Almécegas I, Almécegas II. Duas quedas exuberantes, uma delas de grande porte e beleza. Trilha de 3 km - ida e volta. Grau de dificuldade: médio leve.
Por volta das 14h00 retorno para Brasília. Chegada prevista em Brasília por volta das 17h00. Embarque às 18h40 com destino a São Paulo.