FERNANDO DE NORONHA
Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico
Fernando de Noronha é um local de Mergulho recreativo de nível internacional. Com águas quentes ao seu redor, mergulhos a profundidade de 30 a 40 metros podem ser feitos agradavelmente sem necessidade de usar roupa de neoprene. Próximo a ilha existe a possibilidade de se fazer um mergulho avançado e visitar a Corveta Ipiranga, que repousa a 63m de profundidade, depois de ser afundada naquele ponto intencionalmente, após um acidente de navegação.
Locais de interesse turístico - Cachorro e Conceição, na Vila dos Remédios (no centro histórico da ilha) - Boldró, na Vila Boldró - Praia do bode - Praia do Abras - Praia do Leão - Praia do Americano - Ponta da sapata - Cacimba do padre - Baía dos Porcos - Baía do Sancho (baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação) - Morro dois Irmãos.
POUSADA:
http://www.pousadadafilo.com.br/
Vista do quarto da pousada
OPERADORA DE MERGULHO ÁGUAS CLARAS
http://www.aguasclaras-fn.com.br
MERGULHOS
CORVETA IPIRANGA (63 metros profundidade)
A corveta Ipiranga realizava viagem de patrulhamento pela costa nordeste do país. Numa manhã de mar calmo, o navio proximava-se de Fernando de Noronha, onde realizaria tarefas de apóio a guarnição da ilha, quando subtamente chocou-se com a Cabeça da Sapata.
Esta rocha, localizada ao largo da Ponta da Sapata, se projeta de mais de 70 metros de profundidade até pouco menos de 2 metros durante a maré baixa.
POR DO SOL
O pôr-do-sol acontece no lado das praias do mar de dentro. As mais disputadas são Conceição e Cacimba do Padre, além da praia do Boldró, onde o espetáculo pode ser contemplado em um mirante nos arredores do Forte de São Pedro.
POR DO SOL – vista do porto
PRAIA DA CONCEIÇÃO
PRAIA DO LEÃO
É o mais importantes pontos de desova das tartarugas marinhas da Ilha. Acontece no período de abril a junho sob supervisão do Projeto Tamar.
Com movimento bastante tranqüilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado.
PRAIA ATALAIA
É uma das praias mais controladas pelo IBAMA, para preservação de suas características. Na maré baixa forma-se uma piscina natural com fundo de areias claras, onde diversos tipos de peixes, lagostas e até pequenos tubarões ficam presos.
A visita a esta piscina natural é controlada, diariamente só podem entrar 100 pessoas, permanecendo por 20 minutos. Entre a Baía do Sueste e a Atalaia há uma cabine para distribuição de senha. É proibido o uso de protetor solar, bronzeador e nadadeiras.
TRILHA PONTINHA DA PEDRA – trilha longa
Inicia-se na Praia da Caieira, passando por quatro piscinas naturais incluindo a Praia da Atalaia.
São 4,2km de trilha, sendo que aproximadamente 1km é sobre pedras soltas.
É necessário o acompanhamento de um guia local credenciado pelo IBAMA.
PONTA DAS CARACAS
BAIA DOS GOLFINHOS
Local de estudo dos oceanógrafos e ponto de observação dos golfinhos, que logo cedo chegam aqui para descansar e procriar. Não se pode descer até a baia mas pode-se observá-la pelo mirante dos golfinhos.
O melhor horário para conseguir vê-los é de manhã bem cedo.
Não há praias, mas encontra-se neste local, diversos ninhos de pássaros que vivem na ilha. Além da vista que é espetacular.
TRILHA DO MIRANTE DO GOLFINHO
– vista para a baía dos Porcos com o Morro Dois Irmãos
PARTE HISTÓRICA – VILA DOS REMÉDIOS
Na Vila dos Remédios se concentra alguns serviços como correio, lojinhas de conveniência, farmácia e uma agência do Banco Santander (o único banco da ilha).
Nesse centrinho com ruas de pedra estão as ruínas do forte dos Remédios (séc. 18), a pequena igreja de N.S. dos Remédios (1772), o Museu Histórico e o palácio São Miguel (1948), que funciona como sede administrativa da ilha.
Forte dos Remédios
Em posição dominante sobre o ancoradouro na baía de Santo Antônio, constituiu-se na principal estrutura de defesa da ilha e do arquipélago.